O curso de atualização em Farmacoterapia aplicada à Disfunções Temporomandibulares (DTM) e Dor Orofacial (DOF) tem como foco a capacitação teórica e racional do profissional na prescrição de fármacos utilizados no manejo dessas condições. Estruturado com base em princípios da farmacologia clínica, o curso oferece uma abordagem aprofundada sobre as principais classes medicamentosas empregadas na prática da dor orofacial, com ênfase nos fundamentos farmacocinéticos, farmacodinâmicos e na análise de risco-benefício terapêutico.
Durante o curso, o aluno será conduzido ao estudo dos mecanismos de ação, indicações, contraindicações, interações medicamentosas e potenciais efeitos adversos de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), analgésicos, antidepressivos tricíclicos e inibidores seletivos da recaptação de serotonina e noradrenalina, anticonvulsivantes, relaxantes musculares, canabinóides, toxina botulínica, hialuronato de sódio e agentes anestésicos para bloqueios periféricos.
As aulas foram organizadas de forma sistemática para facilitar a correlação entre os quadros clínicos mais prevalentes na dor orofacial e os protocolos farmacológicos atualizados. O curso ainda contempla aspectos de farmacologia aplicada à dor nociceptiva, inflamatória, neuropática e nociplástica, capacitando o aluno a estabelecer condutas individualizadas com segurança terapêutica e respaldo científico.
Profissionais e estudantes das áreas de Odontologia e Medicina.
Clínicos que atuam no atendimento de pacientes com dor orofacial, cefaleia, disfunção temporomandibular (DTM) e bruxismo.
Profissionais interessados em aprimorar a prescrição segura, com compreensão aprofundada do raciocínio farmacológico aplicado.
Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte/MG.
Realizou treinamento profissional em Disfunção Orofacial (DOF) e Disfunção Temporomandibular (DTM) pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFMG.
Aperfeiçoamento em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) pela Faculdade de Odontologia da UFMG.
Membro do ambulatório de DOF e DTM do Hospital das Clínicas da UFMG.
Mestre em Farmacologia, com foco em dor e analgesia, pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB)da UFMG.
Especialista em DOF e DTM pelo Hospital Mater Dei.
Atualmente cursa doutorado em Farmacologia, com ênfase em dor e analgesia, no ICB/UFMG.
Cirurgião-dentista, especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, e em Odontologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Odontologia.
Especialista em Odontologia Hospitalar, com registro reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia.
Professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva (desde 2005), com atuação como orientador e membro de bancas de TCC, coordenador do projeto de extensão em dor orofacial e participante em projetos de iniciação científica.
Membro da Clínica da Dor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais(HC/UFMG) e preceptor da Especialização em Dor do HC/UFMG (2002–2021).
Coordenador do Serviço de Dor Orofacial da Clínica da Dor do HC/UFMG (2002–2021).
Co-coordenador do curso de extensão “Treinamento e Qualificação em Dor Orofacial” do HC/UFMG (2018–2020).
Sócio-fundador e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF).
Coordenador da Comissão de Saúde Pública da SBDOF (2013–2022).
Presidente da Sociedade Mineira de Estudos da Dor (SOMED) (2020–2021).
Presidente da Comissão de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) (2014–2016).
Diretor Científico da Sociedade Mineira de Estudos da Dor – SOMED (2018–2019 e desde 2021).