sinpain

Carlos Marcelo de Barros é eleito presidente da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor

O médico tem em suas mãos o desafio de construir um Brasil sem Dor.

 

O dia 18 de maio de 2023 entrou para a história da medicina de Alfenas e do país. Foi no 16º Congresso Brasileiro de Dor, em São Paulo, que Carlos Marcelo de Barros recebeu a honraria por sua eleição como Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED), para o exercício nos anos de 2024 e 2025.

Com currículo a perder de vista, Barros caminha firmemente rumo a um Brasil sem Dor e acumula experiências inéditas e inovadoras para a sua área de atuação. Seu propósito de aliviar o sofrimento daqueles que enfrentam a dor crônica é seguido à risca e faz desta jornada extraordinária, já que nenhum obstáculo é capaz de pará-lo.

Ao parafrasear Viktor Frankl que, em sua obra “Homem em Busca de um Sentido”, diz que “quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos”, o médico especialista sinaliza que os momentos difíceis existem para moldar nossa perspectiva e entregar um significado para as nossas vidas. E é partir dessa força intrínseca que há o diálogo com as necessidades da sociedade.

A SBED, fundada oficialmente em 29 de agosto de 1983, tem os objetivos vitais de promover com excelência e ética o estudo da dor, atuar com pioneirismo, compartilhar conhecimentos com outras especialidades, associar ensino e pesquisa clínica, valorizar a participação multiprofissional e multidisciplinar na assistência humanizada, de modo a visar o bem-estar e a qualidade de vida.

Há mais de uma década com atuação em Alfenas, Carlos Marcelo de Barros está à frente da Clínica sinpain na cidade, que é um centro de controle da dor referência no país e tem trazido muitos benefícios para a população local. Além disso, é diretor-científico do sinpain, onde assume a responsabilidade de contribuir com a formação de profissionais em busca de transformar a vida das pessoas a partir de tratamentos de qualidade.

“Os nossos objetivos dentro da SBED serão construídos sobre fortes alicerces, que serão nossos guias em todas nossas ações: servir ao associado, servir ao paciente e construir pontes”, finaliza o médico.


A posse do presidente eleito da maior sociedade científica sobre dor da América Latina acontecerá em 1º de janeiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *